Marcha Mundial das Mulheres realiza jornada de formação feminista

Marcha Mundial das Mulheres realiza jornada de formação feminista

Atividade realizada entre os dias 15 e 17 de abril discutirá as pautas e ações do Movimento feminista para 2011

Construir uma perspectiva feminista afirmando a autonomia das mulheres e a igualdade como base da sociedade. Esse é o objetivo da Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista que nasceu no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. Para debater estes temas e dar continuidade discussões travadas durante a 3º ação internacional, atividade organizada pelo movimento em 2010, é que a marcha realizará novamente sua jornada de formação feminista entre os dias 15 e 17 de abril.

A abertura da formação, no dia 15 de abril (sexta-feira), contará com um seminário estadual intitulado “O Mundo do Trabalho e as Mulheres: Uma Critica à Sociedade de Mercado, realizado durante todo o dia na sede da AFOCEFE, entidade representativa dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul. O seminário é realizado em parceria com a Rede Economia e Feminismo (REF), CUT e a Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) e tratará de temas como a divisão sexual do trabalho, as diferenças salariais entre homens e mulheres e ainda sobre o trabalho e a vida das mulheres. Segundo a coordenadora da MMM no RS, Cláudia Prates, o tema do trabalho faz parte dos 4 eixos da plataforma de ação da marcha para os próximos 5 anos.

Também no seminário será apresentada pesquisa da FEE intitulada “Mulher e Trabalho”, pela economista Irene Galeazi e ainda, após o evento será realizado o lançamento do caderno “Cuidado, Trabalho e Autonomia das Mulheres: Um retrato da realidade das mulheres no mercado de trabalho no Brasil e no mundo”, organizado por Nalu Faria e Renata Moreno, uma das painelistas do Seminário, da Sempreviva Organização Feminista (SOF). Ainda no dia 15 será exibido o documentário Mulheres Invisíveis da SOF.

Confira a programação do Formação Feminista:

15 de abril:

Seminário Estadual

“O Mundo do Trabalho e as Mulheres: Uma Crítica á Sociedade de Mercado”

Local: AFOCEFE | Rua dos Andradas, 1234 – 21ºandar | POA-RS

Horário: 8h30 às 18h

Entrada Franca

8h30: Credenciamento

9h: Abertura Política

9h30: Painéis

– Pela autonomia econômica das mulheres | Renata Moreno – Socióloga, Técnica da Sempreviva Organização Feminista (SOF), militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e da Rede Economia e Feminismo (REF)

– Por igualdade no trabalho – Instrumentos para a igualdade de remuneração entre homens e mulheres | Rosane Silva – Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT

11h: Debate

12h30 às 13h30: Almoço

14h: Painéis

– Pesquisa Mulher e Mercado de Trabalho na RMPA | Irene Galeazzi – Economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE)

– Mulher e Desenvolvimento – A experiência das Mulheres | Glaucia Morelli – Presidenta da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB)

16h: Debate

17h Lançamento da nova edição dos Cadernos Sempreviva “Cuidado, trabalho e autonomia das mulheres” um retrato da realidade das mulheres no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Organizado por Nalu Faria e Renata Moreno, a nova edição dos Cadernos traz artigos de Helena Hirata, Bila Sorj, Adriana Fontes e Jacqueline Heinen, sobre temas como políticas familiares sobre o comunismo, práticas do care, impacto de políticas públicas no trabalho das mulheres, entre outros.

18h Coquetel de Encerramento

16 de abril:

Formação Feminista da Marcha Mundial das Mulheres

Local: Parque Assis Brasil | Esteio RS

Horário: 8h30 às 18h

Entrada Franca, com inscrição prévia pelo blog:

www.mmm-rs.blogspot.com

17 de abril:

Plenária da Marcha Mundial das Mulheres

Local: Parque Assis Brasil | Esteio RS

Horário: 8h30 às 18h

Entrada Franca

Contatos Marcha Mundial das Mulheres

Site: http://www.sof.org.br/marcha/

Blog da MMM-RS: http://www.mmm-rs.blogspot.com

Twitter MM-RS: @mmmrs

e-maill: mmm_rs2004@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Arquivado em feminismo, machismo mata, mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s