Butão: “Khuru” e o surgimento de movimentos feministas

Mulheres do Butão podem ter, inadvertidamente, criado os primeiros passos de algum tipo próprio de movimento feminista quando, recentemente, começaram a invadir o território de um esporte tradicionalmente dominado pelos homens: o Khuru (jogo de dardos) [en].

Numa sociedade matriarcal como a do Butão, as mulheres, em geral, vivem bem [en].  Elas vivem do jeito que querem, vestem-se como bem entendem, e fazem as coisas que desejam, deparando-se com pouca resistência por parte da sociedade. Elas usufruem de oportunidades iguais na educação e no emprego, e trabalham lado a lado com os homens nos campos, assim como nos escritórios. Alémdo mais, sempre houve uma percepção cultural de que as meninas/filhas são as melhores cuidadoras dos pais em idade avançada e famílias, daí uma preferência por meninas em comparação a meninos desde o nascimento. Daí também o porquê das leis tradicionais de herança favorecer, também, as mulheres.

Mas a questão do grau de liberdade e das limitações quanto ao que as mulheres podem ou não fazer; do que é ou não apropriado, devido ao  Khuru [en] está sendo amplamente debatido tanto na internet como nos lares.

O interessante é que esta necessidade de desafiar os limites não surgiu de um movimento deliberado liderado por mulheres com educação formal. No lugar disso, este movimento teve início com mulheres de vilarejos/semi-alfabetizadas que estavam simplesmente interessadas em participar do esporte, mas que receberam uma atenção da mídia [en] que tornaram a questão algo maior.

As mulheres no Butão praticam  tiro com arco no estilo olímpico [en], jogam basquete [en, futebol [en], criquete [en], bilhar (como diversão de bares) e outros jogos. Mas os esportes tradicionais permanecem, até o momento, limitado a homens. Quando mulheres invadiram este campo recentemente, parece ter desencadeado o machismo que não é estranho às mulheres ao redor do mundo.

No blog  Kuzu-Bhutan weblog [en] “Simpleton” deu início à série de posts intitulados “Of women and the game of Khuru”  [Sobre mulheres e o jogo do Khuru, en] continua AQUI

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s