Feminazi, Luis Nassif e a esquerda com atitudes machistas

Preferimos a Paz, a não violência, mas tem horas que uns babacas machistas insistem...

por Cynthia Semíramis

Ter atitudes machistas não é exclusividade da direita. Nesta semana aconteceu uma situação machista envolvendo o Luis Nassif, que é um blogueiro que se define como de esquerda e progressista. Vou expor a situação para que as pessoas que viram apenas os tweets e a hashtag #FeministaSimFeminaziNao entendam o que aconteceu.

Em um post do Luis Nassif um comentarista chamado André fez comentário, questionando se Dilma seria uma feminazi. A discussão prosseguiu com a comentarista Bárbara corrigindo André e explicando porque o termo era inadequado. Andre continuou a discutir, e escreveu um comentário imenso falando sobre as feminazis.

Luis Nassif optou por tirar de contexto o comentário imenso de André sobre feminazis, transformando-o em post e intitulando-o O poder das mulheres. Não fez nenhuma ressalva, nem observação a favor ou contra o post. Na tradição da blogosfera, isso significa que concorda com o que publicou.

Eu soube do acontecido via Google Reader. Como já vinha percebendo um aumento no uso do termo feminazi pela direita, e desta vez quem publicava e endossava o termo era alguém que se diz de esquerda, achei melhor retomar um rascunho antigo e publicar o post explicando o absurdo do termo feminazi. Enviei o artigo por e-mail para Luis Nassif, sugerindo publicação. Ele não o publicou (o que é um direito dele). Comentei com algumas pessoas que foi a primeira vez que vi feminazi sendo usado em um site de esquerda e lamentei muito o ocorrido.

A Bárbara publicou um post criticando o uso do termo feminazi, especialmente no caso Assange. A Lola publicou hoje um post excelente rebatendo ponto por ponto o comentário que virou post do André. No twitter, blogueiras feministas começaram a usar a hashtag #FeministaSimFeminaziNao. Muitas pessoas foram questionar Luis Nassif no twitter, e as respostas dele foram bastante debochadas ou evasivas. Cito algumas:
Luis Nassif@luisnassif
Luis Nassif
Esperando que as mulheres lhe deem uma coça RT @aiaiai63: puxa, @luisnassif lamentável vc dar espaço para um comentarista machista…

10/12/2010 12:01 via TweetDeckRetweetReply

Não me agradou nem um pouco esse tweet. Primeiro, porque foi escolha do Luis Nassif tirar o comentário de contexto transformando-o em post, então ele que assuma a responsabilidade pelo post, com todos os seus efeitos positivos e negativos. Segundo, porque Luis Nassif apenas copiou o comentário, descontextualizando-o, sem fazer nenhuma ponderação ou crítica e passando a impressão de que tinha achado o post interessante e fundamentado. Não há nada no post que indique um estímulo à crítica por parte do Luis Nassif, dono do blog. Terceiro, porque se o objetivo era fazer com que André fosse criticado, ele está expondo um comentarista a escárnio e linchamento público, o que é bastante questionável.

O que me parece mais grave, no entanto, é a ideia de que apenas mulheres devem criticar o comentário de André. Direitos das mulheres não são só defendidos por mulheres, assim como direitos dos homossexuais não são só defendidos por homossexuais, a luta contra o racismo é tarefa de todas as pessoas e procurar diminuir a desigualdade social e a pobreza não é luta exclusiva dos pobres. Estamos falando de direitos humanos (e hoje é aniversário da Declaração Internacional de Direitos Humanos), que devem ser defendidos por todas as pessoas, e não apenas pelo grupo discriminado.
Luis Nassif@luisnassif
Luis Nassif
E ao feminismo tbem RT @brunaprovazi: tá vendo pq não dá p/ confiar nesses blogueiros “progressistas”? @luisnassif dá voz ao machismo

10/12/2010 12:44 via TweetDeckRetweetReply

Luis Nassif deu tanta voz ao feminismo que mesmo tendo tido acesso ao meu post (por e-mail e por twitter), não o publicou. E ignorou a Bárbara, que fez comentários feministas e extremamente pertinentes durante a discussão que originou o post. Mais tarde, ainda desqualificou o post da Lola (ver abaixo).
Luis Nassif@luisnassif
Luis Nassif
Para provocar mulher braba RT @diascynthia: @luisnassif Vc dá voz ao racismo? à homofobia? então pq dá voz ao machismo?

10/12/2010 14:19 via TweetDeckRetweetReply

Preciso mesmo comentar? Feminazi é um termo ofensivo e completamente errado, mas quem reclama é “mulher braba”. E, pelo visto, divertido mesmo é zombar de “mulheres brabas” ao invés de tentar entender o tamanho da besteira que fez ao ser o primeiro blogueiro famoso de esquerda a endossar o termo feminazi no blog.
Luis Nassif@luisnassif
Luis Nassif
Admito: nem conhecia o termo. RT @mcecilia_santos: proibir seus comentaristas de usar Lulla mas permitir feminazi #FeministasSimFeminaziNão

10/12/2010 16:15 via TweetDeckRetweetReply

Se não conhecia o termo, é porque sequer leu atentamente os comentários no próprio blog. A Bárbara, entre outros comentaristas, já havia avisado que o termo feminazi é inadequado.
Luis Nassif@luisnassif
Luis Nassif
@julianelpa Indiqueuma pessoa educada para escrever a resposta., que publicarei com prazer. As respostas no post são de barraqueiras.

about 21 hours ago via TweetDeckRetweetReply

A Juliane sugeriu que Luis Nassif lesse o post da Lola. Ele considerou tudo coisa de “barraqueira” e exigiu que uma pessoa educada escreva um post ponderado para ele publicar no blog. Ou seja, desqualificou de imediato o post da Lola, que rebate os pontos do comentário que virou post do André, não se dando sequer ao trabalho de tentar entender onde está o problema. E acabou por exigir post exclusivo, como se toda a discussão de hoje tivesse sido inútil.

Uma das coisas que lembrei ao Luis Nassif no Twitter foi que liberdade de expressão envolve também responsabilidade sobre o que se publica. Da mesma forma que na época do segundo turno avisei aqui que autor de blog tem total responsabilidade sobre o conteúdo que publicar, repito agora: não se deve publicar boatos, informações falsas e muito menos uma expressão mentirosa, manipuladora e ofensiva como feminazi. E bons jornalistas não devem ridicularizar as críticas, mas aprender com elas.

http://cynthiasemiramis.org/2010/12/10/feminazi-luis-nassif-e-a-esquerda-com-atitudes-machistas/

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Feminazi, Luis Nassif e a esquerda com atitudes machistas

  1. vipissima

    Oi, Cyn,
    Olha só, assim que um André – queim?- escreveu o post dele eu mandei como resposta este vídeo, que apesar de estar em inglês é perfeitamente compreensível.
    Imediatamente, o Nassif o postou com o mesmo destaque que deu ao texto do tal André, um legítimo teabagger.
    Sinceramente, está na hora de nos unirmos e pelo conjunto da obra, acho que vc. deve desculpar o Nassif se ele, a insultou ou às mulheres de alguma forma. Euri! E aprendi uma nova palavra. Horrível, mas nova.
    Alvíssaras!
    Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s