Goiás inova no combate à violência contra a mulher


Cada vez mais a integração de políticas públicas se mostra uma estratégia eficaz para combater a violência contra a mulher. Focado nessa estratégia, o estado de Goiás tem comprovado resultados na prática. “Nós entendemos que a mulher não é um ser heterogêneo. Cada uma tem sua história, tem um motivo para buscar atendimento. E por isso buscamos especificar em várias áreas a atenção a elas”, explica Denise Carvalho, secretária da Mulher e Igualdade Racial do estado.

A iniciativa vem trazendo benefícios para as goianas e conquistou o reconhecimento do Governo Lula. A ação recebeu o 1º Prêmio de Boas Práticas da Lei Maria da Penha – que coíbe a violência contra a população feminina e completa quatro anos nesta sábado (7). O estado, que já virou notícia por concentrar um dos maiores índices desse tipo de crime no país, conseguiu triplicar a quantidade de Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, passando de 7 para 21 nos dois últimos anos.

O destaque na política adotada pelo Goiás é a criação de uma rede de atendimento à mulher, que inclui ações nas áreas de saúde, acolhimento psicológico e orientação jurídica. Nesse sentido, foi implantado o Centro de Referência Estadual, com quatro recortes de atendimento: um destinado à mulher vítima de violência, outro para crimes relacionados homofóbicos e um exclusivo para idosas. O quarto Centro ainda está em fase de implantação e se dedicará a atender mulheres vítimas de racismo.

Trabalho conjunto – Uma das principais novidades trazida por essa perspectiva de políticas transversais, é a atuação conjunta entre essa rede de atendimento e o Sistema Único de Saúde. “A ideia é que os casos de violência sejam notificados assim que for realizada a entrada em algum posto de atendimento de saúde”, garante Denise. De acordo com ela, os servidores da área serão qualificação para identificar casos de violência e fazer a notificação com agilidade.

Agentes sociais também vão participar de oficinas de capacitação para atuarem como multiplicadores dessas políticas nas suas comunidades. “Transformamos um colégio em Goiânia para esse fim”, conta a secretária. Dessas pessoas, 500 são operadoras do direito, 500 servidoras da saúde, 500 servidoras da educação, 500 conselheiras municipais da mulher e 500 são trabalhadoras rurais e mulheres quilombolas.

Pronasci
As ações de combate à violência em Goiás contam com a parceria do Governo Lula. Lá, o programa Mulheres da Paz é conduzido pela Secretaria Estadual de Mulheres. São mais de 1,5 mil lideranças comunitárias atendendo casos de violência. Elas foram capacitadas para mediação de conlfitos, para a correta notificação e receberão em breve um curso de terapia comunitária. “O trabalho delas é fantástico. Muitas delas já foram vítimas e essa identificação está fazendo a diferença no combate”.

O Projeto Mulheres da Paz é uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), programa que até 2012 destinará R$ 6,7 bilhões para 94 ações de prevenção e combate ao crime – numa combinação que reconhece as dimensões políticas, sociais e econômicas da violência.

Além de trabalhar em parceria com lideranças de comunidades com índices elevados de violência favorecendo o acesso da população às políticas públicas socais, o Pronasci investe pesado na modernização do sistema prisional, na capacitação e valorização dos profissionais de segurança pública e enfrenta a corrupção policial e o crime organizado.

Foto: Agência Brasil

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Goiás inova no combate à violência contra a mulher

  1. Pingback: Tweets that mention Goiás inova no combate à violência contra a mulher « Ofensiva contra o machismo -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s