Tudo é mais difícil para elas, negras e mulheres

Em 2006, numa atitude até então inédita, o Ministério da Saúde admitiu que havia, sim, uma espécie de racismo no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres negras, por exemplo, tinham muito mais dificuldades de acesso aos serviços de saúde. As consequências não são difíceis de ser pensadas. A taxa de mortalidade materna, por exemplo, é mais que o dobro para mulheres negras, em comparação com as brancas (4,79 e 2,09 mulheres por 100 mil habitantes, respectivamente). As taxas de mortalidade por contaminação pelo HIV também são maiores entre negras (12,29 mulheres por 100 mil habitantes) do que entre brancas (5,45). Os dados são do Ministério da Saúde.

Nada disso é novidade para a assistente administrativa Simone Mendes, 40 anos. Em uma ocasião Simone chegou a um posto de saúde às 4h. Três horas depois não havia sido atendida. “Na minha vez disseram que as fichas tinham acabado”, conta. Simone também diz já ter presenciado uma cena em que de duas mulheres grávidas, a escolhida para ser atendida primeiro foi uma mulher branca, porque, segundo o médico, ‘a mulher negra suporta mais a dor’.

Quase todos os dados confirmam que há uma relação estreita entre a cor da pele, a pobreza e as dificuldades de acesso às políticas públicas de saúde. De acordo com a Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE, a realização de exames clínicos de mamas durante uma consulta ginecológica é menos frequente para mulheres negras que para as brancas.
http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=120207

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s