Cerca de 20 mil mulheres vão a marcha feminista na República Democrática do Congo

A 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres foi encerrada ontem, 17 de outubro, em Bukavu, na República Democrática do Congo. Segundo Sônia Coelho, que participou das atividades de encerramento da Ação representando a MMM Brasil, o ato final contou com a presença de mais de 20 mil pessoas.

As atividades começaram no dia 13 de outubro e contaram com a participação de mais de mil mulheres vindas de 42 países. Elas estiveram reunidas para discutir a situação das mulheres na região dos Grandes Lagos Africanos, e fizeram visitas em comunidades em que a violência contra a mulher é uma ameaça constante. “No dia 16 estivemos em Moenga, comunidade onde diversas mulheres foram estupradas. Foi chocante”, relatou Sônia.

O encerramento da 3ª Ação Internacional da MMM procurou enfatizar um dos quatro campos de ação que nortearam as mobilizações: paz e desmilitarização. Ações realizadas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, tiveram como objetivo demonstrar solidariedade às mulheres que vivem em regiões de conflito armado, explicitando que o impacto dessa situação na vida das mulheres é diferente e muito mais aprofundado.

Segundo Sônia, a presença militar na República Democrática do Congo é intensa, e o clima local de muita tensão. Ainda assim, a companheira contou que Bukavu permaneceu ao longo dos quatro dias enfeitada com faixas da Marcha Mundial das Mulheres por todos os cantos.

Fonte:MMM/SOF

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s