Revista de Saúde Sexual e Reprodutiva de Ipas Brasil

Já está disponível na web a nova edição da Revista de Saúde Sexual e Reprodutiva de Ipas Brasil. Acesse a edição completa no endereço: http://www.ipas.org.br/revista/maio10.html

Abaixo você encontrará o Editorial com links para algumas seções da revista.
Para ter acesso às publicações anteriores, acesse “Revista Eletrônica” no site do Ipas Brasil no endereço: http://www.ipas.org.br

Editorial
No mês em que comemoramos o Dia Internacional pela Saúde da Mulher – 28 de maio -, Ipas Brasil lança o dossiê “A realidade do aborto inseguro: O impacto da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e nos serviços de saúde do Estado do Rio de Janeiro”, trazendo dados sobre a situação do aborto inseguro no estado do Rio de Janeiro. O documento foi divulgado no dia 3 de maio, durante audiência pública na Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro que contou com a participação de jornalistas, deputados, representantes do movimento feminista e médicos.

Resultados do estudo mostram que de 1999 a 2007, mais de 800 mil abortos foram induzidos no Estado do Rio de Janeiro, sendo que três em cada quatro deles foram realizados em mulheres de 15 a 29 anos. Os dados mostram, também, que em 2008, o Estado somou 15.868 internações motivadas por aborto inseguro.

No dia 18 de maio, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Ipas Brasil receberá uma homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Amapá pelo apoio na organização, na criação e no fortalecimento da Rede Abraça-me de Atenção a Crianças e Adolescentes Vìtimas de Violência Sexual.

Também divulgamos a realização do Seminário sobre Anencefalia, promovido pelo Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 27 de maio, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Serão discutidos aspectos científicos, médicos e jurídicos sobre a questão, a fim de trazer elementos para o caso em exame no Supremo Tribunal Federal através da ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental) nº 54.

Esperamos que as datas comemoradas no mês de maio venham a sensibilizar nossa sociedade sobre realidade do aborto inseguro e as conseqüências da ilegalidade para a saúde das adolescentes, jovens e mulheres brasileiras.

Muito obrigada
Leila Adesse
IPAS BRASIL
http://www.ipas.org.br/revista/maio10.html

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Revista de Saúde Sexual e Reprodutiva de Ipas Brasil

  1. Benito Petraglia

    Prezados Srs.,
    Sou prof. de obstetrícia da UniRio, e gostaria de obter o dossiê sobre “Arealidade do aborto inseguro” para fins de aula para o curso de graduação em medicina da UniRio ( oitavo período). Como eu consigo?
    Desde já agradeço.
    Benito Petraglia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s