Formas de violência contra as mulheres

As práticas de violência contra as mulheres ocorrem em todos os lugares, tanto no âmbito familiar quanto no espaço de trabalho, introduzindo-se em relações de camaradagem, afeto, amizade, amor, companheirismo, profissionais, entre outras.

Vários são os tipos de conduta que devem ser entendidas como violências. A partir da Convenção de Belém do Pará, e também da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha (criada para prevenir, punir e erradicar a violência doméstica e familiar contra as mulheres), as formas mais comuns são: violências física, sexual, psicológica, moral, patrimonial, que se manifestam geralmente assim:

Violência física: agressões ao corpo por meio de socos, empurrões, beliscões, mordidas, chutes, ou pelo uso de armas.

Violência sexual: é aquela em que a mulher é obrigada a presenciar ou praticar relações sexuais não desejadas. Acontece quando é induzida à exploração de sua sexualidade, tolhida na sua liberdade sexual e reprodutiva, forçada a engravidar, a abortar, a prostituir-se ou a contrair matrimônio. Mesmo no casamento, obrigar a mulher a manter relações sexuais contra sua vontade, é crime de violação de direitos humanos previsto em lei.

Violência psicológica: constrangimentos, humilhações feitas em público ou em casa, controle exagerado das ações da mulher que a impeçam de tomar qualquer decisão ou de se relacionar com outras pessoas, são condutas que abalam o emocional e a auto-estima.

Violência moral:
ações que afetam a imagem da mulher diante da comunidade ou diminuem o conceito que ela tem de si mesma, como palavras ofensivas, acusações conscientemente falsas, xingamentos e desqualificações.

Violência patrimonial: o quebra-quebra de móveis, eletrodomésticos e objetos da casa, bem como o ato de reter ou destruir documentos pessoais, materiais de trabalho e outros pertences de uso pessoal.

Fonte: Campanha 16 Dias de Ativismo

Deixe um comentário

Arquivado em 8 de março, Dia internacional da mulher, feminismo, machismo mata, ofensiva contra o machismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s